sábado, 26 de janeiro de 2008

ASTRONOMIA: ECLIPSES EM 2008

Olá a todos.
Cá estamos nós com mais novidades. Desta vez, para anunciar que iremos, como Clube da Ciência, começar a reportar, sempre que acharmos conveniente e necessário, novidades do Mundo Cientifico.

Hoje, não sendo propriamente uma novidade para a Ciência, escrevemos sobre algo que concerteza será do vosso agrado:

ECLIPSES

É possivel classificar os eclipses de dois modos: E. Solares e E. Lunares, cada um com as suas variantes.

Um ECLIPSE SOLAR ocorre quando a Lua passa entre o nosso planeta e o Sol, algo que só pode ocorrer na Lua Nova. Se o disco lunar tapar completamente o Sol, nem que seja por momentos, o eclipse é total. Todos aqueles que viverem, ou se deslocarem para, o estreito percurso da totalidade do eclipse, poderão ver as proeminências gasosas de cor rubi do Sol quando o disco estiver encoberto. Fora deste percurso, cerce da metade do Mundo poderão assistir a um eclipse parcial.

Ocasionalmente, a Lua passa directamente à frente do Sol, mas não o cobre por completo. Esta situação estranha é chamada de ECLIPSE ANULAR, devido ao anel brilhante de luz solar, que rodeia o disco lunar. Fora da zona da visibilidade total do fenómeno, o fenómeno é visivel como um eclipse solar parcial.

Um ECLIPSE LUNAR acontece quando a sombra da Terra Cobre a superficie da Lua. O tipo de eclipse, parcial ou total, depende do modo como a Lua se emerge na umbra, a zona mais escura da sombra do nosso planeta. Se a Lua, passar totalmente pela sombra falamos em Eclipse Lunar Total, precedido e seguido de fases parciais. Se a Lua atravessar apenas um pouco a sombra da Terra, apenas serão visiveis algumas fases e nunca um eclipse lunar total.

Em 2007, tivemos quatro destes fenómenos, dois, totais, da Lua (em que apenas um foi visivel em Portugal) e dois, parciais do Sol.
Durante o ano de 2008 a Humanidade assistirá, novamente, a quatro eclipses (dois Solares, um total e um anular, e dois Lunares, um total e um parcial). Infelizmente apenas os dois Eclipses Lunares serão visíveis em Portugal. No entanto, fazemos a descrição dos quatro com imagens dos percursos dos que serão visíveis em Portugal:

7 DE FEVEREIRO: Eclipse Anular

O primeiro eclipse do ano, vai atravessar um canto da Antártida e as águas do sul do oceano Pacifico. Muito poucos, poderão assitir à fase anular do eclipse (cerca de dois minutos), e os povos da Austrália e Nova-Zelândia assistirão às fases parciais.

20-21 DE FEVEREIRO: Eclipse Lunar Total

Este eclipse é o maior evento deste ano, para aqueles que não puderem usufruir do eclipse de 1 de Agosto. O evento será visível na manhã de dia 21 em toda a Europa, África ocidental e na noite de dia 20 pelo continente Americano.

FIGURA 16. Planisfério com as zonas onde será visível o eclipse de 21 de Fevereiro. Previsões de Eclipse por Fred Espenak, NASA's GSFC. URL [11]

1 DE AGOSTO: Eclipse Solar Total

O estreito percurso da totalidade do primeiro eclipse total do sol desde Março de 2006, "atravessará" o nordeste do Canadá e Ártico, passando pelo centro da Rússia e Mongólia, terminando na China. A meio do fenómeno, durante 2 minutos e 27 segundos, será possível apreciar o Eclipse Total.

16 DE AGOSTO: Eclipse Lunar Parcial

Este eclipse parcial da Lua, terminará a época de eclipses de 2008. O disco Lunar vai passar pela metade nordeste da umbra do planeta Terra, resultando numa fase de eclipse Lunar parcial que durará 3h9m. Este eclipse será visível para toda a população da Europa, de África e Ásia central, e parcialmente visível na América do sul, na Austrália e Sudeste da Ásia.

FIGURA 16. Planisfério com as zonas onde será visível o eclipse de 16 de Agosto. Previsões de Eclipse por Fred Espenak, NASA's GSFC. URL [11]

...Já sabem, até lá terão tempo de se informar melhor e quem sabe arranjar um telescópio. Seja como for não se esqueçam nos dias 21 de Fevereiro e 16 de Agosto mantenham os olhos no céu...


Cumprimentos NBG

4 comentários:

Anónimo disse...

...muito fixe mesmo fixe eu adoro este tipo de fenomenos...foi pena ter perdido os 2 lol

BJOS

Anónimo disse...

This is a nice blog. I like it!

Anónimo disse...

Este blog é muito nice andava á prcura de imfornaçoes paara a escola.ajudou_me no teste

Anónimo disse...

ler todo o blog, muito bom