segunda-feira, 10 de março de 2008

ÁREAS PROTEGIDAS DE PORTUGAL

Olá a todos...
Após uma breve pausa no blogue, e no seguimento da nossa visita ao Parque Natural da Serra da Estrela vamos fazer uma visita online por todas as outras áreas destinadas à conservação da natureza em Portugal.

Primeiro, convém que saibam que a legislação Portuguesa para Áreas Protegidas consagra cinco figuras classificatórias: Parque Nacional; Parque Natural; Reserva Natural; Monumento Natural; e Paisagem Protegida.

Todos estas Áreas Protegidas permitem visitas ao público, com maiores ou menores retrições, e muitas delas incluem locais para todos aqueles que pretendam disfrutar de um contacto mais próximo com a Natureza, seja por meio de parques de campismo, bungalows ou até mesmo casas de férias.
Começamos por escrever hoje sobre o Parque Nacional.
PARQUE NACIONAL
Um parque nacional é “uma área contendo um ou vários ecossistemas inalterados ou pouco alterados pela intervenção humana, integrando amostras representativas de regiões naturais características, de paisagens naturais ou humanizadas, de espécies vegetais e animais, de locais geomorfológicos ou de habitats de espécies com interesse ecológico, científico ou educacional.”

No território português a única Área Protegida que beneficia deste estatuto é o Parque Nacional da Peneda-Gerês criado em 1971.


FIGURA 32. Mapa de Portugal com o Parque Nacional assinaldo a verde-claro. URL [10].

Mais para a frente trataremos de vos falar das outras Áreas Protegidas...estejam atentos...
Cumprimentos NBG
* Imagem e texto, graciosamente cedidos pelo Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade - ICNB.

1 comentário:

Anónimo disse...

This is a nice blog. I like it!