segunda-feira, 17 de março de 2008

ÁREAS PROTEGIDAS DE PORTUGAL

Oi pessoal...
No seguimento da nossa rúbrica sobre as áreas protegidas de Portugal, passamos a escrever sobre mais dois tipos de áreas:

PARQUE NATURAL

“Parque Natural é uma área que se caracteriza por conter paisagens naturais, seminaturais e humanizadas, de interesse nacional, sendo exemplo de integração harmoniosa da actividade humana e da Natureza e que apresenta amostras de um bioma ou região natural.”

Em Portugal existem actualmente treze Parques Naturais: Montesinho, Douro Internacional, Litoral Norte, Alvão, Serra da Estrela, Tejo Internacional, Serras d'Aire e Candeeiros, São Mamede, Sintra-Cascais, Arrábida, Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, Vale do Guadiana e Ria Formosa. Os Parques Naturais da Serra da Estrela e Arrábida foram criados em 1976 enquanto o do Litoral Norte data de 2005.

FIGURA 34. Mapa de Portugal com os Parques Naturais assinaldos a verde-claro. URL [10].

RESERVAS NATURAIS

Uma reserva natural é “uma área destinada à protecção da flora e da fauna”. As reservas integrais são zonas de protecção integral demarcadas no interior de Áreas Protegidas “destinadas a manter os processos naturais em estado imperturbável” enquanto as reservas marinhas constituem áreas demarcadas nas Áreas Protegidas que abrangem meio marinho destinadas a assegurar a biodiversidade marinha.

Estão classificadas como reservas naturais as Dunas de São Jacinto, a Serra da Malcata, o Paul de Arzila, as Berlengas, o Paul do Boquilobo, o Estuário do Tejo, o Estuário do Sado, as Lagoas da Sancha e de Santo André e o Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António.

FIGURA 35. Mapa de Portugal com as Reservas Naturais assinaldas a verde-claro. URL [10].

Fiquem a aguardar por mais...

Cumprimentos NBG
* Imagens e textos, graciosamente cedidos pelo Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade - ICNB.

1 comentário:

Anónimo disse...

Thanks to the blog owner. What a blog! nice idea.