sexta-feira, 25 de abril de 2008

ÁREAS PROTEGIDAS DE PORTUGAL

Olá a todos...

Voltamos em força para o terceiro e último período e recuperamos a rúbrica das áreas protegidas de Portugal. Desta vez, para vos falar sobre as duas últimas categorias existentes:

PAISAGEM PROTEGIDA

Área com paisagens naturais, seminaturais e humanizadas, de interesse regional ou local, resultantes da interacção harmoniosa do homem e da Natureza que evidencia grande valor estético ou natural.

Correspondem "ao que por vezes se tem designado por reserva de paisagem; com efeito, propõe-se salvaguardar áreas rurais ou urbanas onde subsistem aspectos característicos na cultura e hábitos dos povos, bem como nas construções e na concepção dos espaços, promovendo-se a continuação de determinadas actividades (agricultura, pastoreio, artesanato, etc.), apoiadas num recreio controlado e orientado para a promoção social, cultural e económica das populações residentes e em que estas participam activa e conscientemente”

São exemplos as PP de Corno do Bico, da Serra de Montejunto, das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos e da Albufeira do Azibo, todas com gestão municipal.


FIGURA 42. Mapa de Portugal com as Paisagens Naturais assinaldas a verde-claro. URL [10].

MONUMENTOS NATURAIS

Um Monumento Natural é “uma ocorrência natural contendo um ou mais aspectos que, pela sua singularidade, raridade ou representatividade em termos ecológicos, estéticos, científicos e culturais, exigem a sua conservação e a manutenção da sua integridade”.
Os Monumentos Naturais actualmente classificados são: Ourém / Torres Novas (integrado no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros); Carenque; Pedreira do Avelino; Pedra da Mua; e Lagosteiros (os dois últimos integrados no Parque Natural da Arrábida).


FIGURA 43. Mapa de Portugal com os Monumentos Naturais assinaldos a verde-claro. URL [10].

E assim terminamos a nossa rúbrica, em que vos demos a conhecer as áreas protegidas de Portugal, locais de valor ecológico, geológico, biológico e humano. Esperamos que tenham gostado.

Resta-vos agora que já conhecem um pouco sobre estas áreas, pesquisar mais e quem sabe...até mesmo visitar uma qualquer área protegida.

Cumprimentos NBG

Sem comentários: