sexta-feira, 23 de maio de 2008

FORMIGUEIRO DA ESCOLA

Olá a todos...depois de um longo tempo sem novidades, vimos colocar umas fotografias de um dos vossos mais recentes trabalhos - o Formigueiro!

Sim...para aqueles que faltaram nos últimos tempos ao Clube, nós construimos um formigueiro que já se encontra a funcionar à mais de três semanas.

Como foi feito?! Nada mais fácil: gesso, uma caixa de chocolates, uma tampa de acrílico, uma caixa de telemóvel, um tubo e meia duzia de parafusos e respectivas porcas. Isto para o formigueiro em si. Quanto às formigas...bem... é mais complicado.

De quando em vez, quando olhas para o chão e vez uma formiga rapidamente verás duas, três, quatro e mais... Isto acontece pois as formigas são insectos sociais, isto é, vivem em grupos mais ou menos numerosos, a que chamamos colónia.

Mas sabias que uma colónia de formigas é uma sociedade quase exclusivamente constituída por fêmeas em que os machos permanecem no ninho apenas até voo nupcial. Aliás, toda a actividade da colónia gira em torno do bem-estar da rainha.

As sociedades das formigas são organizadas por divisão de tarefas e a cada tipo de tarefa corresponde um tipo de indivíduos diferente, a que muitas vezes chamados castas. Regra geral é possível distinguir três castas nas formigas: as formas aladas com capacidade de se reproduzirem, as obreiras, fêmeas trabalhadoras estéreis e encarregues do cuidado do ninho e da colecta de alimentos e os soldados, igualmente fêmeas estéreis e encarregues de buscar alimento mas que desempenham também papel de defesa contra inimigos.

Ora...as nossas formigas foram todas colectadas da mesma colónia. O vosso professor teve a felicidade de encontrar uma colónia, que nos dias soalheiros do mês de Janeiro, estava a libertar as suas formas aladas - rainhas e machos.Felicidade pois normalmente estas formas aladas só saem em Agosto-Setembro!
Pois bem...foi só pegar numa colher de sopa e toca a recolhe-las! o resultado está aqui para todos apreciarem...

















































Não deixem de aparecer para ver o formigueiro em acção...quem já viu Adorou!


Cumprimentos NBG

7 comentários:

Unknown disse...

achei o formigueiro bem interessante... Tentei montar um, mas não obtive sucesso. Seria interessante se pudessem colocar passo a passo, como montaram o formigueiro.

Anónimo disse...

Olá Marcia.

Eu fui o responsável pela construção e manutenção do formigueiro, mas entretanto a minha ligação à escola maria lamas infelizmente cessou e o formigueiro terminou. Terminou não por falta de vontade mas porque pura e simplesmente a rainha não estava fecundada. Neste género de animal uma rainha infecundada só gera machos pelo que uma colónia só de machos é inviavel. A rainha acabou por morrer assim como as obreiras.

Se ainda estiveres interessada, deixa aqui uma mensagem e eu tratarei de deixar o meu contacto de e-mail.

Cumprimentos
P. Miguel

Anónimo disse...

Caríssimo P. Miguel, ainda tenho sim, interesse no formigueiro. Gostaria de saber, como vc montou-o. Para que eu possa fazer um também. Um formigueiro é muito interessante para que as crianças possam acompanhar o comportamento das formigas e também, dá prra trabalhar cooperatividade e funções específicas dentro de uma sociedade. Mais uma vez, grata pela gentileza.

Miguel disse...

Olá Márcia

Deixo então esta mensagem com o meu mail do gmail. (É só clicar sobre o meu nome de utilizador e terá acesso ao mesmo.) Mande me um mail que responderei logo que puder.

Todos os outros interessados estão à vontade para me enviar um mail a pedir indicações. Ok?

Cumprimentos
P. Miguel

Anónimo disse...

Olá P. Miguel.

Bem, me chamo Ivisson e curso medicina veterinária na UNIVASF aqui em Petrolina-PE. Um dia no laboratório minha professora tava reclamando que alguem deixou um tubo sujo lá e encheu de formigas. Aí comentei sobre formigueiros de vidro e ela disse q sempre achou interessante também. Tivemos a idéia de construir um e ela vai me ajudar, então estou pesquisando sobre o assunto e toda informação que vc tiver seria ótima para mim. Já lhe enviei um email para receber uma resposta. Obrigado

Ivisson Moraes

Unknown disse...

Pois... eu também gostaria de saber fazer um formigueiro! Sou prof. de Ciências e seria uma actividade muito cativante para os meus alunos. Agradeço desde já a vossa disponibilidade.

Anónimo disse...

Merci pour ton aide, j'aime ton article concût pour les débutants. Je laisse mon premier commentaire sur ce site

Here is my webpage :: Mila