terça-feira, 22 de abril de 2008

DIA MUNDIAL DA TERRA

Comemora-se hoje, 22 de Abril, em todo o Mundo o DIA DA TERRA. O Dia da Terra foi criado em 1970 quando o Senador norte-americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição. É festejado a 22 de Abril e desde 1990 outros países passaram a celebrar a data.
É importante, ainda que insuficiente, que pelo menos um dia por ano, todos nós pensemos nos nossos deveres enquanto meros habitantes de tão belo planeta. Não nos pudemos esquecer que a nossa passagem é finita mas que outros virão e devemos, por isso, contribuir para um mundo melhor: mais saudável, mais limpo, mais harmonioso, mais belo, MAIS TERRA!

FIGURA 39. Famosa fotografia "Blue Marble" do
nosso planeta tirada apartir da nave Apollo 17.
DOMÍNIO PÚBLICO [13]

A Bio e a Geodiversidade do nosso planeta são tão vastas e maravilhosas que não podemos ficar indiferentes e preocupados com a sua destruição. Sabiam que:

Estima-se que desaparecem 27,000 espécies por ano, e que 1500 espécies de animais e 60,000 plantas correm perigo de extinção.

Em Madagáscar, a quarta maior ilha do planeta, a acção humana destruiu mais de 90% das florestas originais.

A saúde do oceanos, diminui a olhos vistos: 50% dos recifes de coral podem desaparecer.

25% das emissões de dióxido de carbono para a atmosfera são geradas pelo corte de florestas, a um ritmo de 13 milhões de hectares anuais.

Cerca de um terço das cerca de 6,000 espécies de rãs, sapos e salamandras correm o risco de desaparecer.

Na ilha do Bornéu, o corte ilegal de florestas destrói, a cada minuto, uma extensão de floresta húmida equivalente a seis campos de futebol.

É a nossa acção, ou incapacidade de fazer algo, a grande causa da perda da diversidade biótica e abiótica. è a altura para pensar e decidir: devo continuar a viver como se isto nada fosse?

A ESCOLHA É VOSSA, A RESPONSABILIDADE DE TODOS!


FIGURA 40. Imagem animada da rotação do nosso planeta. DOMINIO PÚBLICO [14]

"Sinto-me encorajado pelo conhecimento cientifico e desencorajado pela destruição dos principais alfobres da biodiversidade!!!"
E. O. Wilson


Cumprimentos NBG

1 comentário:

Anónimo disse...

This is a nice blog. I like it!